A Logística Reserva, como o próprio nome já diz, trata do processo de planejamento, implementação, controle de custos, utilização de matérias-prima, transporte e todos os outros detalhes relacionados a um produto, do ponto de distribuição ou consumo até o processo de fabricação. Também é responsável por dar um destino final ao ciclo de vida dos seus produtos, incentivando a sustentabilidade conforme previsto por lei.
Impacto sobre as vendas
Como praticante de Logística Reversa e consequentemente uma apoiadora de práticas sustentáveis, muitas empresas acabam conquistando clientes nessa vertente. Pesquisas desenvolvidas nos últimos anos mostram que cada vez mais o consumidor busca adquirir produtos de empresas com responsabilidade ambiental.
Outra forma de impacto que provém da Logística Reversa e o reaproveitamento de peças ou materiais do seu produto, através, por exemplo, de embalagens retornáveis, troca de peças defeituosas ou até mesmo de oferecer garantias estendidas, é possível fazer com que o seu produto ganhe valor aos olhos do consumidor.
Uma prática fácil de ser absorvida por qualquer empresa
Toda empresa que trabalha com uma gestão de pós-venda de seus produtos pode usufruir de uma Logística Reversa bem estabilizada. Com esse sistema bem estabelecido, é possível, por exemplo, organizar a coleta e o transporte de mercadorias com defeito ou que o cliente deseja trocar por uma versão mais atual. Em uma linha de produção onde a mercadoria é montada e desmontada é possível reparar ou até mesmo aproveitar peças destes produtos indesejados como uma forma de sustentabilidade para a empresa, ao mesmo tempo que gera uma economia de recursos para os novos produtos e possivelmente diminuindo custo com matéria-prima.
Otimização da linha de produção
Praticar a Logística Reversa é uma excelente forma de otimizar a sua linha de produção, corrigindo alguns detalhes que podem fazer toda a diferença no resultado final do seu produto ou gerar uma boa economia para a empresa, seja de materiais ou de tempo de mão de obra. Além disso, a Logística Reversa responde algumas perguntas de como melhorar os processos da empresa e indica algumas soluções do que pode ser feito para atingir melhorias, como, por exemplo, terceirizar a logística de transportes ou contratar um software de automação que torne esse processo mais preciso e eficiente.